Sumário:

- De olho na manutenção

- Mundo Táxi
- Táxi Cultura

O Carro Ideal
A paixão do brasileiro em relação aos automóveis é um elemento tão marcante, que termina por colocar o carro como se fosse um membro da família.
Por Pedro Junqueira

Encontrar o modelo ideal para atender as expectativas de quem utiliza o carro
como a sua principal ferramenta de trabalho é um desafio que envolve uma série de cuidados que nem sempre são considerados por quem simplesmente compra um carro de passeio. Contudo, quem passa a maior parte do seu dia ao volante, não pode ser descuidado ou se deixar levar apenas pela emoção
no momento de decidir sua compra.

Afinal, o que pode ser pior do que passar de 12 a 16 horas dentro de um carro que não gosta? Ou que tenha equipamentos difíceis de acessar, ou que não tenha a potência e o espaço interno necessários, ou apresente um consumo
de combustível acima do que gostaria?

Por isso, na hora de comprar o seu carro seja totalmente cuidadoso, detalhista e chato mesmo. É sua satisfação e qualidade de vida no trabalho que está em jogo. E isso não é pouco.

Encontrar o modelo ideal

Para oferecer ao profissional taxista algumas opções na hora de trocar de carro, a Revista TÁXI conversou com diversas montadoras que apresentaram alguns veículos direcionados especificamente para atender à categoria. Avalie os dados, faça suas contas, combine com seus sonhos e escolha o seu modelo ideal.

Fiat Siena
Novidades estéticas valorizam e deixam a versão mais elegante



Apresentada em seis versões - Fire 1.0 Flex, Attractive 1.0 Flex, Attractive 1.4 Flex, Tetrafuel e HLX 1.8 Flex e o EL 1.0 Flex – a família Siena chega com uma generosa oferta de equipamentos e tecnologias, algumas só encontradas em
veículos de segmentos superiores. O motor traz ainda aumento de potência e torque, redução nos níveis de consumo de combustível e redução de emissões, além de um amplo espaço para os ocupantes e um porta malas com apacidade
para 500 litros.

Novidades estéticas

A versão de entrada do modelo, o Siena Fire, traz em sua linha 2011 novidades estéticas que valorizam e deixam a versão ainda mais elegante, como a nova grade frontal superior com pintura na cor do veículo e parte central cromada, além de novas calotas aro 13 e 14, e um novo revestimento inteiro para bancos e painéis de portas. O modelo ganhou ainda mais duas novas versões: Attractive 1.0 e Attractive 1.4. Elas trazem como novidade itens que realçam o rebustível, redução do nível de ruídos e vibrações, com baixos níveis de emissões de poluentes. O exterior é robusto, mas por possuir uma grande área envidraçada na lateral, transmite uma sensação de liberdade. Além disso, o seu elevado torque, já presente em baixas rotações, é capaz de proporcionar rápidas acelerações. quinte e o conforto. Externamente, as versões Attractive trazem novas calotas e – como opcional - rodas em liga leve 14, com tratamento superficial “diamantado”.



Fiat Dobló
Uma estrutura robusta capaz de conferir o máximo em conforto, com um sistema de motorização que permite rápidas acelerações



A grande novidade do Fiat Doblò 2011 é a nova motorização 1.8 16V E.TorQ, que chega nas versões HLX, Adventure e Cargo. Além de desempenho, o moderno projeto do motor traz itens de alta tecnologia que, graças ao reduzido peso de
suas peças móveis, resultam em baixo consumo interno de energia, além de economia de combustível, redução do nível de ruídos e vibrações, com baixos níveis de emissões de poluentes.

O exterior é robusto, mas por possuir uma grande área envidraçada na lateral, transmite uma sensação de liberdade. Além disso, o seu elevado torque, já presente em baixas rotações, é capaz de proporcionar rápidas acelerações.

Acessórios e equipamentos que já vem de série


Outro ponto de destaque no Dobló 2011 fica por conta dos acessórios e equipamentos que já vem de série e reforçam a combinação conforto x segurança. Além de apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, direção hidráulica e controle eletrônico de aceleração, o veículo já vem também com computador de bordo, capaz de controlar itens
como distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso.




Ford Focus
Comandos ergonômicos de utilização intuitiva garantem o máximo de conforto para o motorista



Se você acha que a viagem é tão importante como o destino – vai adorar o Ford Focus. Um design exterior surpreendente e modernas linhas aerodinâmicas aliam-se à dirigibilidade que caracteriza o modelo. Uma inovadora tecnologia de
condução contribui para aumentar a aderência do veículo à estrada, por maior que seja o desafio que ela apresente.

Com comandos ergonômicos e de utilização intuitiva, o Ford Focus garante conforto para quem o conduz, com ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, console central com dois porta-copos, descança-braços e porta-objetos, ajuste manual de altura do banco do motorista, além de um invejável porta malas com uma capacidade de 526 litros.

Alto desempenho

Produzido em alumínio, o motor Sigma é leve e confere um padrão superior de desempenho, com muita economia e baixas emissões. Outros destaques do motor são sua operação suave, que proporciona silêncio e conforto sua alta durabilidade, com uma vida útil de 240 mil Km e excelente equilíbrio de torque
e potência.

O máximo em segurança

Apresentando freios a disco nas quatro rodas, Freios ABS com EBD ( Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem) e CBC (Controle de Frenagem
em Curvas), Air Bag Duplo, o veículo conseguiu cinco estrelas na classificação da Euro NCAP, principal órgão de segurança veicular da Europa.



Ford Fiesta Sedan
Um novo conceito em design com o máximo de segurança

O New Fiesta é hoje o principal exemplo de renovação da linguagem visual dos carros da Ford, desenvolvido dentro do chamado conceito Kinetic, que pode ser traduzido como energia em movimento. O objetivo é criar linhas limpas e fluidas, que transmitam a sensação de dinamismo e movimento, mesmo quando o veículo está parado.



Estilo e segurança

Além de ser criado para ser referência em design, segurança, dirigibilidade e qualidade, o New Fiesta é a sexta geração do modelo. E chega equipado com o motor Sigma 1.6 Flex, 7 air bags e um display multifuncional de LCD no centro do painel que concentra as informações funcionais e de entretenimento do veículo.

Além de contar com a classificação cinco estrelas no Euro NCAP, o New Fiesta conquistou agora o prêmio “Top Safety Pick”, do Insurance Institute for Highway Safety, organização independente dos Estados Unidos voltada à segurança
no trânsito, em relação ao nível de proteção para os ocupantes contra impactos e em capotamento.

Além desse reforço na segurança, o New Fiesta conta também com um excelente espaço interno, permitindo o ajuste de altura da coluna de direção e também o ajuste de altura do banco de motorista e o alerta de revisão programada, que indicará quando os níveis de emissões de poluentes ficarem fora dos padrões legais.



Chevrolet Meriva
Entre as novidades estão rodas de liga leve aro 15 polegadas, com destaque para o amplo espaço interno e o maior porta-malas da categoria



O Chevrolet Meriva 2011 chega às concessionárias com novos conteúdos de série, que o deixaram ainda mais bonito e sofisticado. Os itens fazem parte da Premium, versão topo da linha equipada com motorização 1.8 litro e com o eficiente câmbio Easytronic.

Quatro versões, dois motores

Disponível em quatro versões o modelo com motor 1.4 litro Econo.Flex está disponível nas versões de acabamento Joy e Maxx, com câmbio manual de cinco velocidades. Trata-se do motor 1.4 litro aspirado mais potente do mercado
brasileiro, com potência equivalente a de motores maiores.

Já o motor 1.8 litro Flexpower equipa outras versões do Chevrolet Meriva 2011, sempre acompanhadas de transmissão automatizada Easytronic, e disponíveis em duas versões de acabamento: Expression e Premium.

Além do grande espaço interno e a posição mais alta dos bancos, outro atributo de destaque do Chevrolet Meriva é amplo porta-malas com 390 litros de capacidade, que pode chegar a 1.610 litros, com o banco traseiro rebatido, tornandose o monovolume com o maior porta-malas do segmento.

Chevrolet Zafira

Nova configuração do motor 2.0 Flexpower, mais potente, econômico e ecológico.



O Chevrolet Zafira ganha nova configuração do motor 2.0 Flexpower, que ficou mais potente e econômico. Este propulsor é o mesmo que já equipa os modelos Chevrolet Vectra Next Edition, Vectra Remix GT/GT-X e, mais recentemente, o Astra.

Único monovolume derivado de carro de passeio produzido no Brasil com capacidade para até sete passageiros, o Zafira, com essas novas alterações técnicas, fica ainda mais forte para se manter competitivo no seu segmento. Disponível em quatro versões de acabamento – Comfort, Expression, Elegance e Elite – o veículo pode ser equipado com transmissão manual ou automática.

Melhores retomadas no trânsito urbano


O novo motor do Zafira confere mais mais potência quando abastecido com álcool ou gasolina, além de também apresentar aumento de torque a partir de baixas rotações, o que significa melhores retomadas de velocidade, sobretudo
no trânsito urbano.

Além de mais potente e econômico, o motor 2.0 Flexpower também está mais ecológico, e atende aos requisitos técnicos para veículos leves do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, alcançado uma redução média de 50% nos índices de emissões de poluentes.

Honda-New Fit
Design agressivo, potência no motor e muito espaço e conforto para motorista e passageiros



Moderno, confortável e dotado de elevada tecnologia i-VTEC Flex, o objetivo da Honda era encontrar formas que oferecessem uma menor resistência aerodinâmica e um espaço mais agradável aos ocupantes. As mudanças já são
percebidas no seu design.

Conforto, arrojo e tecnologia

A ergonomia também está presente, com seus bancos dianteiros envolventes, oferecendo mais conforto aos passageiros. Os traseiros reclináveis (único na categoria) são bipartidos e concebidos com um sistema que possui mais de dez configurações de posicionamento do assento, com movimentos para baixo e reverso.

Internamente, o modelo é espaçoso, e o conceito mínimo para a máquina, máximo para o homem está nítido graças ao habitáculo amplo. O porta-malas possui ganchos em dois lugares e tem capacidade para 384 litros. Tudo isso assegura uma flexibilidade maior dentro do autambém apoio de pé em todas as versões. Conta também com amplo porta-malas com 506 litros de capacidade.
Alto desempenho com muita dirigibilidade O motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) de 1.5l está em todas as versões (LX, EX e EXL). A terceira geração do sedã dispõe de injeção de combustível programada, conectada a sensores que monitoram diversas condições do veículo. A partir dessas informações, cada injetor é ativado, de acordo com as necessidades de tomóvel e, principalmente, uma melhor adequação às necessidades do usuário.

Segurança

O sistema de freios nas versões LXL (1.4l), e EX e EXL (1.5l) vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution),
sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens bruscas. Já a versão LX (1.4l) terá freios dianteiros a disco e traseiros a tambor.



Honda-City
Atraente, confortável, espaçoso e potente




Seu visual ressalta um conceito arrojado, que se assemelha a uma flecha a ponto de ser atirada por um arco em alta tensão. Seu interior é aconchegante, bem iluminado e convidativo, resultado da combinação de cores e da qualidade
dos materiais empregados no acabamento.

Espaço interno para relaxar

Um confortável sistema de reclinação dos bancos com dois estágios permite que os passageiros relaxem e se sintam confortáveis durante longas viagens. O sedã possui encosto de cabeça regulável para todos os ocupantes. O modelo tem autambém apoio de pé em todas as versões. Conta também com amplo porta-malas com 506 litros de capacidade.

Alto desempenho com muita dirigibilidade

O motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) de 1.5l está em todas as versões (LX, EX e EXL). A terceira geração do sedã dispõe de injeção de combustível programada, conectada a sensores
que monitoram diversas condições do veículo. A partir dessas informações, cada injetor é ativado, de acordo com as necessidades de combustível detectadas para o desempenho do Honda City.

Para uma resposta mais eficiente e precisa da direção, o modelo conta com o EPS (Electric Power Steering), sistema de direção eletricamente assistida, que o torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas.

No sistema de freios, a versão LX terá freios dianteiros a disco e traseiros a tambor. Já as versões EX e EXL vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution).



Nissan Livina
Espaço, conforto e muita economia



Dono de um porta-malas com 449 litros o Livina conta com um amplo espaço interno e portas com medidas maiores, que facilitam o momento de embarque e desembarque. O modelo traz ainda de série itens como air bag, ar ondicionado,
além do trio elétrico e parabrisa degradê. O modelo vem em quatro versões de acabamento e duas motorizações Flex: 1.6L 16V e 1.8 16V.

Alta potência e baixo consumo

O veículo se destaca pela eficiência dos motores Flex, 1.6 litros 16V e 1.8 litros 16V que entregam alta potência, mas com baixo consumo de combustível.
O painel de instrumentos esportivos, em três círculos, facilita a visualização. O modelo conta ainda com sistema de direção elétrica com assistência variável (EPS), fácil de manobrar em baixas velocidades (direção leve), e firme e segura
em altas velocidades

As versões 1.6 e 1.8 contam com airbag para o motorista e as versões 1.6SL e 1.8SL trazem airbag para o motorista e passageiro, além de freios ABS com EBD. Todas as versões possuem travamento central elétrico e nas versões 1.6SL e 1.8SL possuem também travamento automático das portas, bem como o imobilizador de motor, presente em todas as versões e que torna quase
impossível o furto sem a chave original.



Nissan Tiida Sedan
Excelente desempenho e muitos acessórios de série



Equipado com motor 1.8 16V flex e câmbio de seis marchas, o Tiida Sedan possui ar-condicionado; computador de bordo; sistema de áudio com rádio AM/FM; MP3; entrada auxiliar para iPod; relógio digital integrado; display de LCD para exibir informações das estações de rádio e do disco de CD e um invejável porta malas com 467 litros.

Outros acessórios que o modelo já traz de fábrica e que valorizam a sua performance: alarme acionado por controle remoto (keyless); imobilizador
do motor; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico; travamento central das portas; travamento automático das portas com o carro em movimento e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores.

Bancos ergonômicos contribuem no conforto

Com um espaço interno similar a segmentos superiores, o Tiida apresenta os bancos dianteiros generosamente largos e muito bem trabalhados, que proporcionam a percepção de um conjunto macio e aconchegante. Possui direção elétrica com assistência variável (EPS) que confere facilidade nas manobras e estabilidade em altas velocidades.

Seis marchas com menor consumo

A relação de Peso/Potência, aliada a alta tecnologia dos motores, garante excelentes números de performance e desempenho. Além disso, o câmbio de 6 marchas confere uma sensação esportiva de dirigir, além de funcionar como
overdrive, permitindo economia adicional de combustível.

Renault Logan
Espaço interno e porta-malas amplos, robustez mecânica, baixo custo de manutenção e garantia total de três anos

Boa parte sucesso do Renault Logan desde que começou a ser vendido no país se deve ao fato de o sedan conseguir reunir essas cinco características. O modelo é o único da categoria capaz de levar cinco pessoas sem aperto. Os passageiros de trás agradecem, pois sobra espaço para os joelhos e a cabeça. O porta-malas com 510 litros de capacidade, também supera muitos concorrentes.

Dois diferentes motores e duas versões de acabamento



Atualmente, o Logan está disponível no mercado nacional com dois motores e duas versões de acabamento: 1.0 16V Hi-Flex (Authentique e Expression) e 1.6 8V Hi-Torque (Expression). A suspensão foi desenvolvida especificamente
para as condições de rodagem do Brasil e está apta a enfrentar situações severas sem sacrificar a segurança e o conforto interno.

Conforto estrategicamente distribuído

Inovações como o banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica com regulagem de altura do volante e o puxador ergométrico
no painel das portas dianteiras aumentam o espaço interno.

Além disso, o sistema de ar-condicionado, comando de abertura das portas por radiofrequência e computador de bordo, contribuem de forma expressiva
para a comodidade do motorista e passageiros.



Renault - Gran Tour
Um automóvel completo para quem precisa de espaço e não abre mão da sofisticação



A concepção avançada, a aparência moderna e o conforto interno superior lhe dão vantagem em relação aos concorrentes. O Grand Tour é produzido e comercializado no Brasil em uma versão de acabamento: Dynamique 1.6 16V Hi-Flex.

Estilo e sofisticação

O modelo conta com uma ampla e completa lista de equipamento, que inclui: airbags autoadaptativos para motorista e passageiro, arcondicionado digital, computador de bordo, sistema de freios ABS com EBD, vidros elétricos com sistema anti-esmagamento e acionamento à distância, retrovisores externos com regulagem elétrica, volante com regulagem de altura e profundidade e rádio CD com MP3 e comando satélite na coluna de direção.

Além de muito espaço, o máximo conforto


O modelo incorporou itens até então inéditos em um veículo produzido no Brasil, como o cartão de ignição que substitui as chaves convencionais e o sistema de partida por meio de botão. O Renault Grand Tour pode transportar entre 520 litros e 1.600 litros (com o banco traseiro rebatido. O encosto do banco traseiro também pode ser rebatido nos formatos 1/3 e 2/3.

Padrão 5 estrelas de segurança

Na Europa, o Grand Tour detém a pontuação máxima de cinco estrelas na mais rigorosa avaliação existente no continente: o Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos).

Volkswagen - Voyage
A tradicional durabilidade Volkswagen com toda sofisticação



Para proporcionar o máximo de conforto e praticidade aos seus clientes, a Volkswagen aliou os mais modernos conceitos de design no desenvolvimento do Voyage. Como resultado obteve um veículo que, além da tradicional durabilidade dos produtos Volkswagen, conta com um alto nível de tecnologia, dirigibilidade e segurança.

Cuidados com a ergonomia e conforto

O modelo oferece regulagem de altura para o banco do motorista e regulagem de altura e profundidade para o volante, proporcionando um excelente espaço para os passageiros no banco traseiro.

Com capacidade de 480 litros, o porta malas está entre os maiores do segmento, e se destaca por oferecer revestimento total em carpete, iluminação
e redes de carga. Conta também com três tipos de abertura do porta malas - botão no painel, controle remoto na chave e cilindro na tampa traseira.

Acessórios e equipamentos


Além de apoios de cabeça traseiros, laterais de portas em tecido, detalhes internos na cor do veículo, relógio digital, desembaçador do vidro traseiro, cintos de segurança dianteiro com regulagem de altura, o modelo conta também com
banco do motorista com regulagem de altura e retrovisor interno dia/noite.



Vokswagen - SpaceFox
Desenvolvido dentro do conceito de Sportvan, o veículo reúne a esportividade
das station wagons e a versatilidade e espaço interno dos veículos multiuso




Praticidade e conveniência, conforto e ergonomia, design moderno, tecnologia, funcionalidade e excelente custo benefício estão entre as características que fazem do SpaceFox uma das melhores opções da sua categoria. Criado dentro
do conceito Sportvan o carro possui uma aparência mais elegante, capaz de destacar ainda mais sua personalidade.

Ergonomia e conforto em um espaço interno generoso

O interior foi inteiramente planejado através do DNA Fox solution, trazendo um espaço interno generoso, bancos traseiros corrediços e grande quantidade de porta objetos.

O SpaceFox apresenta uma posição elevada de dirigir com uma visibilidade ampliada e o motorista encontra facilmente a posição mais adequada ao volante, através da regulagem milimétrica do banco.

Uma das características originais do modelo é o amplo espaço interno e sua flexibilidade, unindo o máximo conforto para os ocupantes com capacidade de transportar tudo o que for necessário no dia-a-dia.

Espaço para bagagens

Com capacidade de 430 litros, o porta malas do SpaceFox está entre os maiores do segmento, e se destaca com o banco traseiro que é totalmente
rebatível tornando porta malas da SpaceFox ótimo para grandes cargas, contamos também com o banco traseiro bi-partido 1/3 e 2/3.



Toyota Corolla
Novo motor da família ZR foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro

A grande novidade na linha Corolla é o motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex, um dos mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. Trata-se de uma nova família de motores, denominada ZR. De construção leve e compacta e com alta rigidez, esse propulsor tem um desenho totalmente novo e adota bloco
e cárter de alumínio, com melhor desempenho e excelente economia de combustível.

Nova transmissão


O modelo vem equipado com uma nova transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito) e, em
função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada.

Melhor desempenho

Testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, encomendado pela Toyota do Brasil, conferiram ao Corolla o melhor desempenho entre todos os sedãs médios equipados com motor de dois litros Flex à venda no Brasil.

Equipamentos de série

Desde a versão de entrada XLi, o Corolla traz, de série, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos, apoio de
braço central deslizante, volante de três raios regulável, entre muitos outros.



IR PARA O SUMÁRIO DO SUPLEMENTO

IR PARA O SUMÁRIO DESTA EDIÇÃO

PÁGINA INICIAL