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Montadoras apresentam opções para o segmento taxista
Objeto de desejo de todo brasileiro, o automóvel assume uma importância fundamental quando se trata do segmento taxista

Por Waldir Martins

Além da tradicional paixão por carros, o profissional taxista tem no seu veículo a sua principal ferramenta de trabalho e precisa ponderar com muito cuidado na hora de adquirir o modelo e marca que melhor se adapte à sua necessidade. Importante ressaltar que essa não é uma decisão simples ou apenas racional, pois muitos fatores se misturam no momento da compra, incluindo gosto pessoal, simpatia por determinada marca e até histórico familiar. Contudo, alguns aspectos técnicos são fundamentais e não podem ser deixados de lado no momento de decidir.
Questões como dirigibilidade, desempenho, consumo, design, espaço interno, acabamento e conforto estão entre aquelas capazes de fazer pender a balança para determinada marca e modelo. Para apresentar aos taxistas as principais alternativas disponíveis no mercado, a Revista TÁXI! abriu espaço para que as montadoras mostrassem seus modelos voltados para a categoria.
Acompanhe as apresentações a seguir e faça a sua escolha.
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Volkswagen Voyage - Um sedan com requinte e originalidade
Disponível em quatro versões de acabamento, todos com quatro portas - Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 Trend e Voyage 1.6 Comfortline -, o novo Voyage apresenta linhas e proporções harmoniosas, que dão ao sedan um toque de personalidade, onde esportividade e estilo se misturam na medida certa.
Equipados com motores VHT (Volkswagen High Torque) 1.0 e 1.6 litro, instalados na posição transversal, proporcionam excelente desempenho e baixo consumo, com torque elevado mesmo em baixa rotação. O motor 1.6 litro é o mesmo dos modelos Golf, Polo, Polo Sedan, Fox e CrossFox, além do Novo Gol.

A tradicional qualidade Volkswagen
No desenvolvimento do Voyage, os engenheiros empenharam-se em proporcionar ao modelo a excelente dirigibilidade e comportamento apresentado pelo novo Gol. Para isso, os elementos da suspensão traseira foram recalculados e os freios receberem uma nova calibração e proporção de atuação dianteiro-traseiro.
O porta-malas, com um espaço de 480 litros, tem revestimento em carpete, iluminação e conta com mecanismo elétrico de destravamento automático integral da tampa traseira, que pode ser acionado pela chave ou por um botão no painel. Seguindo a tradição Volkswagen de oferecer uma manutenção fácil, rápida e com custo reduzido, o veículo foi projetado para ter baixo custo de reparo em caso de colisão.

Todo cuidado com a segurança
O modelo conta ainda com uma importante inovação: o imobilizador de motor (Immo 4), que, segundo a montadora, torna o furto do veículo praticamente impossível, fazendo com que o valor do seguro seja reduzido.
Além disso, as portas também são encapsuladas e protegidas e no caso de uma tentativa de arrombamento, fazem com que o cilindro da chave gire em falso.
Em todas as versões, o taxista pode optar por freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, rádio/CD player com Bluetooth e entrada USB, sistema I-System e banco traseiro rebatível, entre outros itens. O Voyage possui também uma válvula reguladora de pressão nos freios traseiros sensível a carga, de modo a obter um melhor espaço de frenagem para todos os tipos de carregamentos do veículo.

Personalidade e estilo

O desenho externo da frente do Voyage expressa a mesma esportividade do Novo Gol, contudo,
as linhas laterais bastante longas e horizontalizadas do modelo dão a ele um toque adicional de classe, requinte e originalidade. O interior conta com características próprias e ótimas soluções de desenho, de espaço interno e de ergonomia.
Com todos esses recursos, o modelo apresenta uma excelente relação custo-benefício. Nesse sentido, as versões equipadas com motor 1.6 terão o mesmo posicionamento de preço que os modelos concorrentes dotados de motor 1.4, proporcionando a mesma economia de combustível, com mais potência e torque.

Desenvolvimento na engenharia

Um dos focos da Engenharia no desenvolvimento do Voyage foi assegurar a mesma excelente dirigibilidade do Novo Gol, com os mesmos padrões de estabilidade, desempenho e frenagem. O eixo traseiro foi reforçado para garantir ao modelo o mesmo comportamento dinâmico. Com isso, a capacidade de carga líquida transportada ficou 10% maior, chegando a 440 kg.
Com suspensão reforçada, uma plataforma moderna e a ótima rigidez estrutural da carroceria, o Voyage também alcançou um conjunto de rodagem com um alto padrão de excelência. Como resultado, o modelo apresenta um comportamento dinâmico bastante firme e preciso, que transmite ao motorista uma excelente sensação de segurança, estabilidade e controle.
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Honda City - O prazer de dirigir
Conforto, espaço interno e potencia são alguns diferenciais do Honda City, com destaque especial para a suspenção que oferece uma dirigibilidade muito agradável.
Localizada na parte dianteira, a estrutura McPherson adota molas que anulam as forças laterais e eliminam a necessidade de sobreposição da mola com o amortecedor, reduzindo o espaço necessário para a suspensão.
O motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) de 1.5l está em todas as versões (LX, EX e EXL). A tecnologia permite uma variação no tempo e na profundidade da abertura das válvulas, proporcionando a máxima efi ciência em diferentes regimes de marcha. Assim, além de um excelente desempenho, o que se vê é economia de combustível e reduzida emissão de poluentes, em altas ou baixas rotações.

Tecnologia aplicada

O Honda City dispõe de injeção de combustível multiponto programada que conta com um módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo. A partir dessas informações, cada injetor é ativado, de acordo com as necessidades de combustível detectadas para o desempenho do automóvel.
A versão EXL, a top de linha do modelo será produzida no mercado nacional com o avançado Paddle Shift. Trata-se do sistema que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, assim como nos carros de F-1. O esforço reduzido do motorista para esterçar o volante, graças ao auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico é outro ponto de destaque no veículo.

Compromisso com a segurança
Todas as versões possuem airbag frontal duplo (motorista e passageiro), apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontas para cinco ocupantes. O modelo incorpora ainda uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e na dispersão de impactos em uma grande área. Há uma preocupação com a segurança dos pedestres e, para isso, a superfície do capô foi desenvolvida para se deformar, assim como o para-choque, e minimizar impactos.

Design com funcionalidade e ergonomia
O design do Honda City é baseado em formas que garantem uma menor resistência aerodinâmica e um espaço agradável aos ocupantes. Os faróis dianteiros são angulosos e oferecem uma iluminação de elevado alcance, que contribui para melhor visão noturna.
Confortável, o veículo foi projetado seguindo o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam a funcionalidade e ergonomia.
Um modelo que proporciona, acima de tudo, bem-estar aos ocupantes. O conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” está evidente no Honda City
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Fiat Siena - O máximo em dirigibilidade com conforto e estilo
O Siena oferece para seus proprietários uma perfeita ergonomia, aliada a um esmerado comportamento dinâmico, entregando ao seu condutor um veículo capaz de oferecer mais segurança e conforto no dia-a-dia.
A gama de versões do Siena oferece uma grande variedade de opções que certamente podem suprir todas as necessidades do segmento taxista.
O modelo equipado com o motor 1.4 Flex, além de economia, proporciona retomadas rápidas, atendendo as necessidades tanto do trânsito urbano quanto na estrada.
Equipado com o Motor 1.4 Tetrafuel, o Siena se coloca como uma opção para quem deseja toda a fl exibilidade de utilização não só com gasolina e álcool presentes na tecnologia Flex, mas também a opção de utilização do GNV.
Aqueles que buscam desempenho superior, encontram no motor 1.8 Flex a alternativa que alia potência com alta performance.

Tecnologia e segurança
O veículo proporciona aos seus proprietários um leque tecnológico altamente respeitável, seja na oferta da exclusiva tecnologia Tetrafuel ou em conteúdos importantes como Viva-voz Bluetooth, Air-Bag Duplo e ABS, Side–Bag dianteiro, CD com MP3, entrada USB e Cabo para Ipod, Kit High Tech com sensores de chuva e faróis e Sensor de estacionamento. Nos quesitos conforto e segurança o modelo conta com vários itens, que variam de acordo cada versão. Da iluminação interna e do portamalas, ao My Car Fiat, que permite que o motorista possa personalizar diversas funções do carro; do computador de bordo, ao alerta de limite de velocidade e manutenção programada. O veículo oferece ainda três apoios de cabeça rebaixados e reguláveis no banco traseiro, bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto e bolsa revistas na parte de trás, direção hidráulica e volante com regulagem de altura.

Um grande espaço interno com o máximo em ergonomia
Em sua versão de entrada, a Fire, o Siena apresenta um design que se mantém atualizado até hoje. Uma ótima opção para quem deseja um carro atual e bonito com uma excelente relação custo benefício. As versões EL, ELX, Tetrafuel e HLX, desenvolvidos com linhas originais e requintadas, agregam novas tendências, com um espaço interno privilegiado e praticidade na operação de equipamentos (rádio, cd-dvd, cel, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, controle para acionar janelas, entre outros), proporcionando uma condição de ergonomia e conforto alinhada com os desejos do mercado.
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Novo Ford Focus Sedan 1.6L -
Uma rara combinação de inovação e refi namento
O “coração” do Novo Focus 1.6 Flex articula um conjunto mecânico de excelência, capaz de oferecer uma privilegiada condição de dirigibilidade, além de agregar refi nados ajustes de transmissão, direção, suspensão e freios.
Com uma transmissão manual de cinco velocidades, de conceito “wide ratio”, é capaz de proporcionar uma boa aceleração e retomadas de velocidade. As marchas iniciais mais curtas proporcionam agilidade na cidade enquanto as marchas altas, mais longas, aumentam a economia na estrada.
A direção hidráulica, de série, com funcionamento preciso e seguro, oferece um nível de assistência adequado a cada velocidade. A suspensão traseira independente, tipo multilink, com barra estabilizadora, tem um excelente compromisso de conforto e estabilidade.
O acelerador com controle eletrônico é outra novidade que contribui para a dirigibilidade refinada do Novo Focus 1.6 Flex, com respostas precisas e suaves e grande estabilidade em marcha lenta, sem desconectar o motorista com o veículo.

Um mundo de tecnologia
O novo Ford Focus 1.6 Flex utiliza a nova geração global de motores Sigma no Brasil. Um moderno motor f lex, feito inteiramente em alumínio, capaz de conferir um padrão superior de desempenho, economia e baixas emissões. O casamento dessa nova tecnologia com a reconhecida dirigibilidade do Ford Focus cria uma opção de excelência dentro do segmento taxista.
Um carro projetado desde a estrutura para oferecer grande estabilidade e proteção para os ocupantes, o Focus 1.6 Flex, vem equipado com airbag duplo e encostos de cabeça ajustáveis nos três assentos traseiros; trava elétrica das portas com controle remoto; abertura elétrica dos vidros dianteiros com um toque; espelhos retrovisores externos elétricos com piscas integrados; trava de segurança para crianças; cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos; travamento automático das portas a 7 km/h; alarme antifurto perimetral, entre outros dispositivos.

Segurança

Sua suspensão é independente nas quatro rodas, outro diferencial no segmento que contribui para a estabilidade e o conforto. Ela é do tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira, com coxins de borracha para isolar o subchassi da carroceria e buchas hidráulicas na dianteira para um amortecimento mais eficiente.
Os faróis vêm com ajuste de altura, que permite adaptar o foco às condições da pista e à carga do veículo. O sistema de freios do Novo Focus é seguro com uma relação entre o curso do pedal e a força de frenagem equilibrada conferindo confiança em todas as velocidades.

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Nissan
- Grand Livina O melhor em fl exibilidade e requinte
Flexibilidade. Esta é a palavra que melhor defi ne o monovolume Grand Livina, produzido pela Nissan. Dono de um motor 1.8 16V, associado à nova transmissão manual de seis velocidades, o veículo apresenta uma condução confortável e excelente desempenho.
Além da performance de alto nível para um veículo de seu segmento, o Grand Livina também oferece consumo bastante satisfatório, tanto para o trânsito da cidade como para viagens em estradas e conta com um tanque de combustível com capacidade para 50 litros, capaz de proporcionar uma boa autonomia.

Moderno e elegante.
Por dentro e por fora Com três anos de garantia e uma estrutuestrutura que combina versatilidade, alta qualidade e conforto o Grand Livina é dotado de três fi leiras de bancos modulares, arredondados nas pontas, e encostos reclináveis na segunda fi leira, proporcionando uma excelente condição para o transporte de sete pessoas e bagagens. Apesar de ser um monovolume típico, com
carroceria e linha de cintura altas e ampla área envidraçada, a segurança dos ocupantes não fica comprometida, uma vez que o veículo oferece boa estabilidade em curvas. O portamalas, conta com um compartimento extra sob o assoalho, com 18 litros, totalizando 607 litros de capacidade.

Tecnologia avançada
Um dos principais diferenciais do Grand Livina é o dispositivo I-Key (Intelligent Key ou chave inteligente). Este sistema de conveniência permite o destravamento das portas e a partida no motor à até 80 cm de distância, sem a necessidade de tirar a chave do bolso. As maçanetas das portas trazem antenas embutidas, que recebem o sinal de comando da chave.
A pessoa precisa apenas pressionar um pequeno botão ao lado das fechaduras para abrir as portas rapidamente, sem grande esforço.

Cuidado no acabamento

O Grand Livina dispõe de quatro versões, sendo duas com câmbio manual de seis marchas – equipamento inédito neste segmento de monovolumes – e duas com transmissão automática. Todas são equipadas com o mesmo motor 1.8 16V Flex existente no Livina e no Tiida Flex. As versões de entrada contam com câmbio manual e itens, entre outros, como ar-condicionado, air bag para motorista, terceira fi leira de bancos rebatível e com cintos de três pontos, apoio de braços e assentos reclináveis na segunda fi leira de bancos e código imobilizador do motor.
A opção SL oferece ainda diversos outros itens entre os quais podemos destacar o ar-condicionado automático digital, bancos e volante revestidos de couro, faróis de neblina, travamento automático das portas com o carro em movimento, air bag duplo, ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem e assistência à frenagem.

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